BASE DE CONHECIMENTO

Aqui nessa página nós separamos por categorias as principais informações sobre nossos serviços e também as principais dúvidas dos clientes relacionadas aos serviços contratados. Caso não encontre o que precisa, entre em contato com o Helpdesk.

1. DOMÍNIO PRÓPRIO

Domínio ou “Domínio Próprio” é o nome registrado para identificar você ou sua empresa nos serviços web, como site e e-mail. Dando como exemplo, o nosso domínio é o atuante.srv.br , portanto, para acessar nosso site é preciso utilizar o prefixo “www.” antes do domínio, assim como utilizaríamos o @atuante.srv.br para contas de e-mails associadas ao nosso domínio. 

Todos os registros de domínios nacionais são feitos pelo Registro.BR , mesmo que você utilize um serviço de terceiros. Nós podemos fazer o seu registro, Nacional ou Internacional, entre em contato.

Sim, precisa. É uma taxa anual, que pode ser contratado por até dez anos antecipadamente. Porém, o domínio nunca vai ser seu, ele é apenas uma concessão de uso dada pelo Registro.BR com a validade de 12 meses (ou até 120 meses), precisando ser renovada, caso queira continuar usando.

Todos os domínio nacionais, ou seja, o que tem o final da extensão o “.br”, tem o valor tabelado de R$40 reais anuais, podendo ser mais barato em caso de contratação de períodos maiores (esse valores são de Janeiro/2022). Algumas empresas que terceirizam para o cliente esse registro podem praticar preços diferentes.

Diferentemente de outras empresas, não cobramos nada a mais para registrar o seu domínio e gerenciá-lo, esse serviço, sim, já está incluso em forma de cortesia. Porém, como é uma taxa paga a uma empresa terceira, que nada tem a ver conosco, para que fique transparente, preferimos que o cliente pague a taxa diretamente ao órgão responsável.

Sim e Não.
O registro do domínio significa que você ganhou a concessão de utilização dele, então, por aquele período de tempo que foi pago, de 12 a 120 meses, você poderá utilizar serviços relacionados ao seu domínio. Mas para utilizar, por exemplo, um e-mail com “seunome@seudominio.com.br”, é necessária a contratação ou configuração de um serviço de e-mail, assim como um site, que é necessário, não só desenvolver o site, quanto contratar ou configurar um servidor web. Essas questões estão explicadas no segundo tópico, sobre hospedagem de domínio.

URL é um endereço de um site ou link.

Exemplos: A URL do nosso site é a www.atuante.srv.br.

Mas poderia se referir a uma página interna. A URL dessa página, por exemplo, é a www.atuante.srv.br/base-de-conhecimento  

Após fazer o registro de um domínio, ele já fica ativo imediatamente e você tem um prazo de alguns dias para efetuar o pagamento. Caso contrário, ele é congelado. E se não for pago num período de 90 dias, ele é removido da plataforma e entrará em Processo de Liberação, que é a disponibilidade desse domínio para novo registro. Esse mesmo prazo e trâmite vale para renovação de um domínio que foi registrado anteriormente.

 

2. HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

Hospedagem de domínio é também chamada de hospedagem de site, e de uma forma simples de explicar, é um servidor (computador) conectado à internet, configurado com as informações de DNS e ferramentas mais comuns para utilização de serviços relacionados ao domínio, como um site, e-mails, FTP, dentre outros serviços.

Sim e Não.
Teoricamente, qualquer pessoa com acesso à internet e um computador, conseguiria utilizar os serviços web relacionados a um domínio, como site e e-mails. Porém, para que o serviço fosse eficiente, esse computador precisaria estar ligado 24hs por dia e 7 dias por semana. Então, sem contar com, conhecimento técnico, segurança, velocidade da internet e do computador em si, só os custos de energia para manter um computador ligado todas as horas do dia, no final do mês, certamente esse valor ultrapassaria facilmente a contratação de uma hospedagem profissional.

Sim, há na internet serviços de hospedagem de sites e e-mails grátis, e em alguns casos até, bons serviços. Porém, claro, há diferenças entre um serviço profissional e um grátis, e as principais são:
– Você precisa ter conhecimento técnico para contratar e configurar o ambiente.
– Inclusão de propagandas no ambiente do e-mail e do site.
– Limitações técnicas ou de funcionalidades do servidor.
– Sem garantia de estabilidade dos serviços.
– Ausência de suporte técnico humano.
Então se sua necessidade é utilizar os e-mails e ter seu site rodando, para manter o foco no seu negócio, contrate um serviço profissional.

Não. A hospedagem é somente o “aluguel” do servidor web. Como falado no item 2.2, você pode montar seu próprio servidor ou contratar um servidor de terceiros, que é, em geral, mais seguro e mais barato. Porém, disponibilizamos gratuitamente uma ferramentas de construção de sites, assim como temos, nativamente, a instalação de CMS também para construção de sites, como WordPress e Drupal. Mas se você precisa construir um site profissional, fale com nossos parceiros. 

O espaço da hospedagem padrão são 5gb. Esse espaço, também por padrão em qualquer plano, é divido 300mb para web (site, sistema, app, intranet) e o restante para e-mails.

300mb geralmente é mais que suficiente para hospedar um site institucional grande, mesmo usando CMS. Porém é possível remanejar os espaços dos e-mails para web e aumentá-lo (assim como fazer upgrade de plano ou contratar mais espaço em disco à parte).

Não, aqui cada conta de hospedagem suporta apenas um domínio. O que é possível ter são mapeamentos de domínio. Isso quer dizer que, você pode ter mais de um domínio redirecionando para o domínio principal da conta. Exemplo: Suponha que você tem o domínio www.minhaempresa.com.br , mas gostaria também de ter minhaempresa.com e minhaempresa.net , então, nesse caso, registra-se os domínios nos seus respectivos órgãos, e aqui nós criamos um mapeamento. Sempre que alguém acessar seu domínio .com ou .net, será redirecionados para o domínio principal .com.br

Primeiramente é importante saber que para os contratos mensais, sempre cobramos o serviço no mês posterior à prestação do mesmo. Um exemplo: Sua cobrança com vencimento em fevereiro é referente aos serviços utilizados em janeiro. A exceção é para os contratos semestrais ou anuais, que tem desconto. Essas sim são cobradas antecipadamente à prestação do serviço. Então, a cobrança de janeiro é referente de janeiro a dezembro (no caso anual) ou de janeiro a junho (semestral).

Para pagamentos mensais, onde o serviço já foi prestado, a tolerância de inadimplência é de 5 dias. Para pagamentos semestrais e anuais, a tolerância é de 20 dias de inadimplência após o vencimento. 

Após o período de tolerância, os serviços serão, automaticamente, congelados, e só liberados, também, automaticamente, após o pagamento.

Caso a inadimplência ultrapasse 90 dias, o servidor também excluirá, automaticamente, o seu domínio da nossa plataforma, pois, apesar de o serviço estar congelado, ainda temos os custos de manutenção de seu site, e-mails, arquivos e etc, que serão removidos para não onerar nossa operação. 

Duas observações importantes: 
1) Como informado, mesmo com o serviço congelado, os meses em aberto serão devidos, pois o serviço consiste no aluguem do espaço em nosso servidor, o que é mantido por 90 dias, mesmo inadimplente.
2) Caso o seu domínio seja removido do nosso servidor, todos os seus arquivos, sites, imagens, documentos, contas de e-mail e mensagens, serão perdidos definitivamente, sem possibilidade de recuperação. E caso haja um backup, será cobrado a parte a reposição dele.

Se você não pretende mais utilizar os serviços, solicite o cancelamento.

3. SERVIÇO DE E-MAILS

Você mesmo pode criar suas contas de e-mail através do Painel de Controle da sua hospedagem, utilizando os dados de acesso que recebeu no seu e-mail cadastrado conosco. Caso não tenha esse acesso, solicite no Helpdesk.

Ou, mais simples, você pode solicitar diretamente ao Helpdesk a criação das contas que precisa, mudança de senhas, redirecionamentos e etc.

Quando você recebe uma mensagem na sua conta de e-mail hospedada conosco, ela fica armazenada no nosso servidor. Para acessar através do browser (Chrome, Edge, Firefox ou Ópera) basta você digitar na barra de endereço: http://webmail.(o nome do seu domínio). Exemplo: Suponha que o seu domínio seja o minhaempresa.com.br. Logo, você acessará o serviço de e-mail através do endereço: http://webmail.minhaempresa.com.br , e fornecer seu usuário e senha. Qualquer dificuldade, fale com o Helpdek.

Cada conta de e-mail precisa ter, obrigatoriamente, no mínimo, 100mb de espaço reservado. Portanto, você pode ter quantas contas de e-mail couberem no espaço contratado no plano da sua hospedagem. Vamos a um exemplo prático. Suponha que você tenha 1gb (1000mb) de espaço reservado para e-mails.
Nesse caso você pode ter até 10 contas de e-mails com 100mb cada uma. Pode ter apenas 1 conta com 1000mb, quatro contas de 250… você quem decide e remaneja o espaço entre elas.

Por padrão, em qualquer plano contratado, o espaço para e-mails é o espaço do plano – menos o espaço padrão reservado para web, no caso, 300mb.
Então se seu plano tem 5gb, seu espaço para e-mails é 5gb – 300mb = 4,7gb.

Não há limite diário ou mensal para recebimento, você vai receber todas as mensagens que lhe enviarem. O que pode limitar o seu recebimento é o espaço reservado para a conta. Assim como no item 3.3, uma conta de 100mb pode armazenar mil mensagens de 100kb ou cinco mensagens com 20mb, se você receber mensagens e armazená-las na conta, em algum momento ela vai chegar no limite e parar de receber novas mensagens. Veja o item 3.7.

Ah, mensagens enviadas e rascunhos também contam no armazenamento da conta.

Seu domínio pode enviar até 200 mensagens por hora, isso quer dizer, a soma de todos os usuários de e-mails. 
Suponha que você tenha 4 contas de e-mails, somando as 4 contas não pode ultrapassar 200 mensagens por hora, que seria uma média de 50 mensagens por hora para cada usuário. Suponha que tenha 10 contas de e-mails, então seria uma média de 20 mensagens por hora, por usuário.

Se o seu domínio ultrapassar muito mais desse limite, e recorrentemente, o servidor irá bloqueá-lo, automaticamente, por uma hora.

Se você tem uma demanda maior que essa, é possível contratar um limite maior. Mas se seu objetivo é fazer algum tipo de envio em massa, temos uma ferramenta apropriada para isso, o Atuamail, clique para conhecer.

Isso pode acontecer, pois todas as contas tem um espaço reservado, e esse espaço é o limite. Se sua conta tem 100mb de espaço reservado, você pode armazenar, por exemplo, mil mensagens com 100kb ou apenas cinco mensagens com 20mb.

Para manter sua caixa sempre com espaço, siga essas dicas:
1 – Exclua periodicamente mensagens de spam, não importantes e antigas.
2 – Utilize um cliente de e-mail configurado como POP, como, por exemplo, o Outlook que vem no Office.
3 – Você pode utilizar o espaço do seu Gmail para armazenar suas mensagens.
4 – Remanejar espaço de outras contas que estão mais folgadas, ou contratar mais espaço conosco.

O Outlook é o principal cliente de e-mail do mercado, e vem junto ao pacote Office, mas você pode utilizar apenas o Webmail disponível no serviço contratado conosco. Se quiser usar o Outlook, você precisa adquirir uma licença do programa junto à Microsoft. Nós não vendemos ou instalamos programas nas máquinas dos clientes. Consulte um técnico de confiança. Porém, nós podemos te ajudar a configurá-lo com sua conta. Acesse a área de suporte.

Um cliente de e-mail gratuito que pode ser uma alternativa ao Outlook, caso você não queira pagar por uma assinatura, é o programa Mozilla Thunderbird, 100% compatível com nossos serviços e que também temos suporte a ele. 

Se você já sabe configurar o Outlook, veja abaixo os parâmetros do servidor – onde tem “seudominio.com.br” você substitui pelo seu domínio próprio, exemplo: atuante.srv.br:

  • COM CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA

    • Servidor de entrada POP: pop.uni5.net
    • Porta: 995
    • Método de Criptografia: SSL / TLS
      ………………..
    • Servidor de entrada IMAP: imap.uni5.net
    • Porta: 993
    • Método de Criptografia: SSL / TLS
      ………………..
    • Servidor de saída SMTP: smtp.uni5.net
    • Porta: 465
    • Método de Criptografia: SSL / TLS

    SEM CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA

    • Servidor de entrada POP: pop.seudominio.com.br
    • Porta: 110
    • Método de Criptografia: Nenhum / Auto
      ………………..
    • Servidor de entrada IMAP: imap.seudominio.com.br
    • Porta: 143
    • Método de Criptografia: Nenhum / Auto
      ………………..
    • Servidor de saída SMTP: smtp.seudominio.com.br
    • Porta: 587
    • Método de Criptografia: Nenhum / Auto

     

OBS: Todos os envios precisam ser autenticados com o seu usuário (conta de e-mail) e senha.

Se tiver dúvidas de como configurar, clique aqui e visite nossa página sobre configurações de e-mails.

Sim, pode, desde que não ultrapasse o limite padrão de envios por hora, no caso, 200 mensagens por hora, por domínio.

Mesmo dentro do limite de envios, fique bastante atento para as boas práticas de disparo de e-mail marketing, como, enviar para listas opt-in, e inserir link de descadrastamento, para não correr o risco de ter seu domínio classificado como spammer (item 3.12).

Se você precisa enviar mensagens em massa periódicas, como newsletter, ou, simplesmente fazer a propaganda de um produto ou serviço, nós temos uma ferramenta profissional de disparo que entrega estatísticas completas de cada campanha. Você fica sabendo quem recebeu, quem leu, aonde clicou, data e hora. 
Solicite uma degustação.

POP, IMAP e SMTP são protocolos de serviços de e-mails. Cada um deles tem

Para configurar qualquer cliente de e-mail ou sistemas que façam uso de envio autenticado de e-mails, utilize os seguintes parâmetros:

COM CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA

  • Servidor de entrada POP: pop.uni5.net
  • Porta: 995
  • Método de Criptografia: SSL / TLS
    ………………..
  • Servidor de entrada IMAP: imap.uni5.net
  • Porta: 993
  • Método de Criptografia: SSL / TLS
    ………………..
  • Servidor de saída SMTP: smtp.uni5.net
  • Porta: 465
  • Método de Criptografia: SSL / TLS

SEM CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA

  • Servidor de entrada POP: pop.seudominio.com.br
  • Porta: 110
  • Método de Criptografia: Nenhum / Auto
    ………………..
  • Servidor de entrada IMAP: imap.seudominio.com.br
  • Porta: 143
  • Método de Criptografia: Nenhum / Auto
    ………………..
  • Servidor de saída SMTP: smtp.seudominio.com.br
  • Porta: 587
  • Método de Criptografia: Nenhum / Auto

 

OBS: Todos os envios precisam ser autenticados com o seu usuário (conta de e-mail) e senha.

Onde tem “seudominio.com.br” substitua pelo domínio real da sua empresa.

Não vamos entrar na história do nome SPAM, mas apenas explicar de forma simples o que quer dizer.

SPAM é a mensagem de e-mail indesejada. A propaganda que você recebe no e-mail mas não solicitou ou se cadastrou na empresa que lhe enviou.

SPAMMER é quem envia o SPAM

Se você está recebendo muitos spams, fale com o Helpdek.

Para configurar qualquer cliente de e-mail ou sistemas que façam uso de envio autenticado de e-mails, utilize os seguintes parâmetros:

COM CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA

  • Servidor de entrada POP: pop.uni5.net
  • Porta: 995
  • Método de Criptografia: SSL / TLS
    ………………..
  • Servidor de entrada IMAP: imap.uni5.net
  • Porta: 993
  • Método de Criptografia: SSL / TLS
    ………………..
  • Servidor de saída SMTP: smtp.uni5.net
  • Porta: 465
  • Método de Criptografia: SSL / TLS

 

SEM CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA

  • Servidor de entrada POP: pop.seudominio.com.br
  • Porta: 110
  • Método de Criptografia: Nenhum / Auto
    ………………..
  • Servidor de entrada IMAP: imap.seudominio.com.br
  • Porta: 143
  • Método de Criptografia: Nenhum / Auto
    ………………..
  • Servidor de saída SMTP: smtp.seudominio.com.br
  • Porta: 587
  • Método de Criptografia: Nenhum / Auto

 

OBS: Todos os envios precisam ser autenticados com o seu usuário (conta de e-mail) e senha.

Onde tem “seudominio.com.br” substitua pelo domínio real da sua empresa.